As buchas navais para aplicações navais começaram a ser comercializadas pela Grafimec em 2.004 usando matéria-prima da Vesco Plastics. Mecanizamos as buchas navais nos materiais Vesconite e Hilube. Estes materiais feitos de Polietileno Teraftalato com aditivos para torná-lo autolubrificantes -  negro de fumo e grafite para o Vesconite e PTFE e silicone para o Hilub, já mundialmente certificados como materiais para buchas navais. Como tudo que depende de importações no Brasil é um problema, o sucesso técnico não foi seguido por  sucesso comercial.

Durante esses anos o mercado mundial estava migrando para buchas navais em materiais compósitos:
uma resina poliester reforçada com tecido Dacron e lubrificantes sólidos. Seguindo esta tendência iniciamos junto ao Programa SENAI Inovação e a Universidade de São Carlos um projeto para nacionalizare melhorar estes compósitos para buchas navais.

Assim, surgiu o Graficomp Naval onde a resina de poliester foi substituida por resinas Epoxi e o tecido de reforço é um tecido de poliester com 50% de PTFE e os aditivos autolubrificantes são de dimensão nanométricas.

Nossas buchas navais Graficomp® são buchas para aplicações hidromecânicas.


As buchas navais encontram-se nos seguintes locais de uma embarcação:
-  buchas navais nos eixos hélices
-  buchas navais dos lemes
- buchas navais dos estabilizadores
- buchas navais das máquinas de convés
- buchas navais dos fairleads
- buchas navais em plataformas de exploração de petróleo.



Entre em contato também preenchendo o formulário abaixo: